top of page

FE Adventistas

Compartilhando Esperança desde 1991

A FE – Federação de Empreendedores, Empresários, Executivos e Profissionais Liberais Adventistas do Brasil é um movimento que surgiu da disposição espontânea dos empreendedores Adventistas, quererem utilizar, voluntariamente, seus talentos, vocações e recursos, para o cumprimento da missão estabelecida por Cristo e compartilhada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Há um grande potencial de valores humanos entre os membros voluntários Adventistas, decorrentes do preparo intelectual e das vivências profissionais e sociais nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Muitos são tocados a realizar algo em prol da igreja e estão envolvidos em projetos ou programas de diversas ordens, outros precisam ser estimulados, já que a missão é dada a cada um de forma pessoal e intransferível.

GettyImages-1283399037_edited.jpg
hqdefault_edited.jpg

A FE surgiu num momento crucial da Igreja Adventista no Brasil, quando a grande expectativa dos membros era ter um programa Adventista em rede Nacional de TV.​
A decisão foi tomada no primeiro encontro promovido pelo Pastor Tércio Sarli, em Serra Negra, no ano de 1991, com a presença do Pastor George Wandeman, diretor e apresentador do programa “It’s Written” quando foi escolhido o empresário Luiz Santana como presidente provisório da FE, com a incumbência de organizar a entidade e lançar as bases do novo programa Adventista de TV "Está Escrito”.

Assim, juntamente com a FE, surgiu o programa “Está Escrito”, patrocinado, inicialmente, por um grupo de empresários adventistas, liderados por Luiz Santana e Milton Afonso, que decidiu trazer o programa para o Brasil, assumindo tradução, dublagem, reprodução e veiculação em rede Nacional de TV. Em 23 de Agosto de 1992 a FE foi legalmente constituída no Encontro Nacional realizado no Hotel “Mar Azul”, na cidade de Salvador – Bahia, quando foram aprovados os Estatutos, registrados sob o Nº 123.355, Livro “A” Nº 33 do Registro Civil das Pessoas Jurídicas situado na Av. Franklin Roosevelt, 126 – 2º S/205, Rio de Janeiro.
Na mesma ocasião foi elaborado, também, o primeiro Regimento Interno. A FE teve como primeiro presidente, legalmente eleito, o empresário Luiz Antônio Santana e, como primeiro Presidente do Conselho Nacional, o Dr. Milton Soldani Afonso.

milton-afonso_edited.jpg
WhatsApp%20Image%202021-02-18%20at%2017.

Assim, ao longo dos anos, a FE teve como presidentes executivos: Luiz Antônio Santana, empresário na Bahia; João Apolinário, empresário em São Paulo; Martinho Ferreira de Moura, empresário no Rio de Janeiro; Sidney Storch Dutra, empresário, diretor executivo do Hospital Bom Samaritano em Artur Nogueira; Edélcio Luduvice, empresário no Rio de Janeiro; Isaac Possato, empresário na Bahia; Elias Morsch, Médico em Porto Alegre; Walter di Pardi, administrador em São Paulo e Wander Faria, empresário em São Paulo. E, como Presidentes do Conselho: Milton Soldani Afonso, empresário no Rio de Janeiro; João Apolinário, empresário em São Paulo; Martinho Ferreira de Moura, empresário no Rio de Janeiro; Flávio Reis, empresário do ramo da educação em Porto Alegre; Edelcio Luduvice, empresário no Rio de Janeiro e Walter Di Pardi, administrador em São Paulo.

programa fe em ação​

A participação e relevância do ministério FE continuam presentes na grade da Novo Tempo. Além do programa Está Escrito, que é âncora da emissora, o programa FE em ação, inserido na Revista Novo tempo, mostra semanalmente as iniciativas regionais e nacionais desenvolvidas em auxílio ao próximo,  através dos diversos outros ministérios de apoio a Igreja Adventista do Sétimo Dia que são suportados pela Federação dos Empreendedores adventistas. Em dezembro de 2020 foi feito um programa especial para celebrar as atividades do ano. Neste programa especial, você pode conhecer um pouco mais dos resultados alcançados pelas iniciativas dos membros do ministério da FE

a história dos

ministérios de apoio

A igreja Adventista conta com o envolvimento de ministérios de apoio, formados por voluntários, desde o início de sua história. Foi através da orientação direta de Deus e de  voluntários comprometidos com a missão que o Colégio Madison e outros grandes centros de educação, saúde e comunicação foram concebidos. O documentário ao lado apresenta a emocionante história de fé e resiliência, da construção do Madison College, instituição inicial e relevante no desenvolvimento de instituições e ações voluntárias pelos membros adventistas.

diretoria executiva 2021/22

Renato Oliveira FE

RENATO ARAUJO

Presidente

Médico radiologista, esposo da Flávia e pai da Júlia, Luísa e Arthur. Coordenador médico do Serviço de Diagnóstico do Hospital Adventista de Manaus e trabalha também para o Estado e prefeitura do Amazonas.

WhatsApp Image 2021-02-01 at 11.21.05.jpeg

LUCAS REIS

II Vice Presidente

Casado com a Natalia, pai da Beatriz e do Daniel. Administrador e jornalista, especialista em marketing. Empresário em Porto Alegre - RS.

fabio%2520ramos1%2520(1)_edited_edited.j

FABIO RAMOS

Diretor de Comunicação

Casado com a Neila, pai da Ana Clara, Publicitário, administrador das agências Arpejo e da produtora Ovo Films. 

WhatsApp%20Image%202021-02-08%20at%2004.

CLÓVIS COSTA

Diretor de expansão

Casado com a Ruth Costa ha 37 anos; pai do Helder, Fernando, Ana Paula, Aline Christine e Viviane. Administrador de empresas, empresário do setor de turismo;

WhatsApp%20Image%202021-02-03%20at%2022.

SAMUEL AGUILAR

Assessor de TI

Engenheiro com mais de 20 anos de experiência na área TI especializado em projetos, gerenciando projetos em vários países do mundo. Esposo da Raquel, pai do Kris e Alex.

Jaime Jr_edited.jpg

JAIME JÚNIOR

I Vice Presidente

Casado com Cristiana Franco, pai de Maria Eduarda, empresário, palestrante, inventor e escritor.

.

José Furtado.jpeg

JOSÉ FURTADO

Diretor Tesoureiro

Casado com Míriam Furtado, pai de Natasha e Nathália Furtado.
Administrador de empresas.
Especialidade em micro-tecnologia, gestor de empresas de tecnologia e Neurotecnologia.

.

Marlei Mezzomo.jpeg

MARLEI MEZZOMO

Diretora Secretária

.

WhatsApp%20Image%202021-02-03%20at%2015.

GABRIELA BRAGA

Assessora de Ministérios

Advogada, esposa do Victor Hugo, mãe de coração de Maria, Tamile, Igor e Aldenilson, trabalha para a Associação Amazônia Ocidental da IASD coordenando o Centro Educativo Vida e Saúde.

WhatsApp%20Image%202021-02-22%20at%2012.

IGNACIO KALBERMATTER

Assessor de Expansão

Casado com Rute, dois filhos Hiram e Herber. Formado em Teologia. Trabalhou como distrital, departamental de Missão, Associação e União e como presidente de uma Associação e duas Uniões.

Conselho Nacional da Fe

Conselheiro Presidente: Benivaldo Ramos Ferreira Junior
Conselheiro Vice Presidente: Sidival Dias
Presidente da Divisão Sul Americana: Pr. Stanley Arco    

 
Conselheiros: 

Pr. Luis Mário, André Urel, Antonio Donizete Gasparino de Jesus, Aracili Luiz dos Reis, Cristiano da Silva Cordeiro, Dimas Santos Filho
Ednyr Esther Pereira Cornette, Eduardo Silva Lula, Ezer Amancio, Fabiano de Almeida Luz, Flávia Reis Gressler de Araújo, Iodori luiz Gomes Maia, Inácio José da Silva, José Ricardo de Camargo Ortolan, Luiz Roberto de Oliveira, Manuel Alves de Araújo, Marilena Menezes Machado
Neusa Oliveira Araújo, Oscar Fonseca Vieira, Paulo César Bergmann de Figueiredo, Rute Santos dos Reis, Edélcio Tirado Luduvice
Elias Morsch, Flávio Romeu D’Almeida Reis, Isac Possato, Luiz Antônio Costa Santana, Martinho Ferreira de Moura, Milton Soldani Afonso
Sidney Storch Dutra, Wander de Luca Faria, Walter Di Pardi, Carlos Abruscio, José da Conceição Muniz, Kassem Lima Zaidan, Harim Feitosa do Nascimento, Francisco de Assis Chaves Dias, Paulo Sérgio Furtado

bottom of page